samedi 30 août 2008

Episódio: A Casa Modelo


“Não estejais EXASPERANDO os vossos filhos...”


Algumas décadas atrás, os pais, levados por idéias inovadoras sobre a criação dos filhos, acharam ser “PROIBIDO PROIBIR”. Talvez temessem que ao impor regras, limitações aos filhos provariam neles traumas e frustrações. Muitos desses pais agora “instam a serem um pouco mais estritos, a assumirem de novo o controle. Como realmente uma família deve funcionar?
“Pais, não estejais irritando os vossos filhos, mas prossegui em criá-los na disciplina e na regulação mental...” E interessante que o substantivo grego traduzido por “disciplina” significa “TREINAMENTO, CRIAÇÃO, INSTRUÇÃO” e não “IMPOSIÇÃO, ORDEM, MANDADO”. A disciplina, ou treinamento, é evidência de amor parental. Os filhos se desenvolvem bem quando recebem claras ORIENTAÇÕES morais que os ajudem a desenvolver o senso do certo e do errado. A disciplina corretamente aplicada ajuda-os a se sentirem seguros; diz a eles que seus pais se importam com eles e com o tipo de pessoa que se tornarão.
Os pais devem ter cautela no assunto DISCIPLINA. A autoridade parental nunca deve ser abusiva. Nenhum filho jamais deve ser submetido a uma punição cruel. A violência física não tem lugar na família que vive segundo as Normas de Moral. Tampouco o tem a violência emocional – palavras rudez, constante critica e sarcasmo mordaz –, que podem esmagar o espírito da criança.
“ Quem dera que todas as famílias fossem assim.... A minha especificamente....”

Músicas do Episódio: Olhos Vermelhos – Capital Inicial




Aucun commentaire: